A Unimed POA recebeu o Selo WOB (Women On Board), que reconhece a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos. A Cooperativa é o segundo player do setor de saúde que conta com cinco ou mais mulheres no Conselho de Administração, além de ser a única operadora de saúde a receber o selo.
O reconhecimento foi entregue por Carolina Niemeyer, representante da iniciativa WOB, em reunião do Conselho de Administração realizada no dia 29 de maio. “Para o WOB, é uma enorme honra certificar um conselho com a presença de cinco mulheres e com tantas colaboradoras. Estamos vivendo uma era em que a diversidade está cada vez mais reconhecida na prática e nos resultados, o que demonstra que estamos no caminho certo", afirma Carolina.
Atualmente, o Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre conta com cinco conselheiras: Beatriz Vailati (vice-presidente), Ana Maria Simões Ribeiro, Lucia Diehl da Silva, Maria de Lourdes Kafrouni e Roberta Rigo Dalcin. A Cooperativa conta ainda com outras profissionais de destaque, como uma Conselheira consultiva no Comitê de Pessoas; duas diretoras (Diretoria de Relacionamento com o Cooperado e Diretoria de Relações com o Mercado); 2.721 médicas cooperadas, que representam 40% do total de cooperados; 10 médicas cooperadas que atuam em posição de liderança; 1.381 colaboradoras, que representam 73% do total de colaboradores; e 72 colaboradoras em posição de liderança.
Selo WOB
O Women on Board é uma iniciativa independente que visa reconhecer, valorizar e divulgar a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos, para demonstrar os benefícios dessa diversidade ao mundo empresarial e à sociedade. O selo é concedido a empresas que tenham, pelo menos, duas conselheiras efetivas em seus quadros. O objetivo é reconhecer as boas práticas em ambientes corporativos e acompanhar os benefícios para as companhias oriundos da diversidade em posições de liderança.
Sem fins lucrativos e apoiado pela ONU Mulheres, o WOB foi criado por um grupo de mulheres que participam direta e indiretamente de conselhos de administração e presenciam, na prática, como a falta de diversidade leva, muitas vezes, as discussões aos mesmos lugares e conclusões. Em contrapartida, uma ótica diferente é capaz de direcionar debates para um olhar que traz soluções inovadoras e visões estratégicas alternativas. Motivadas por começar a medir o impacto prático da presença de mais mulheres em conselhos de administração, nasceu a ideia do selo para certificar esses conselhos e, a partir da certificação, acompanhar o impacto efetivo da diversidade.